O alumínio e sua história na culinária

O uso do alumínio como utensílio doméstico data de cerca de cem anos. As primeiras panelas apareceram no início do século passado, e as propriedades do metal – mais leve, resistente à corrosão e com excelente condutividade térmica – lhe garantiram lugar de destaque, nas cozinhas do mundo inteiro.

Hoje existe uma gama enorme de produtos – panelas, assadeiras, panelas de pressão, caçarolas e frigideiras – fabricados em alumínio. Revestidos ou polidos, estes artefatos têm na condução homogênea do calor sua principal vantagem, o que proporciona o cozimento por igual.

Essa vantagem térmica faz do alumínio o melhor material para conduzir calor para os alimentos. Por isso, as panelas de aço inox possuem, no fundo, uma camada de alumínio. Se não fosse assim, o calor não se propagaria de forma homogênea e queimaria o que estivesse em contato direto com a chama, deixando outras partes numa temperatura muito mais baixa.

Os produtos disponíveis no mercado nacional podem ser diferenciados segundo a espessura de parede e a forma de acabamento (revestimento).

A maioria das panelas nacionais é produzida por estampagem e apresentam espessuras variadas.

Em escala bem menor, também encontram-se as panelas fundidas, de maior espessura. No exterior, principalmente na Europa, é comum encontrar panelas de alumínio fundido, com paredes acima de 4 mm e podendo chegar a 10 mm, em casos especiais. O peso específico do metal viabiliza o uso de utensílios de paredes tão grossas.

Revestidas ou não, o certo é que as panelas de alumínio têm posição de destaque em qualquer cozinha, pela leveza, praticidade e propriedade térmica. Elas são garantia de cozimento por igual no fogão e de pra tos saborosos na mesa.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: