Tire suas dúvidas sobre alumínio na cozinha

Se você ainda tem dúvidas quanto ao uso das embalagens descartáveis de alumínio no forno microondas, não perca mais tempo. Seguindo nossas dicas você vai poder levar o alimento do freezer direto para o microondas.

Aquecimento

Primeiramente vamos esclarecer como agem as microondas. Após serem emitidas pelo forno elas penetram no alimento, atingindo, em média, 3 cm de profundidade. Por isso, aqui vai nossa primeira dica:

– Quando o alimento ocupar uma altura superior a 3,5 cm, ou quando for mais denso, como uma lasanha, por exemplo, utilize a técnica de aquecimento em banho-maria. Coloque o descartável de alumínio dentro de um recipiente de vidro ou de cerâmica refratária, com um pouco de água. Ao aquecer, essa água esquenta o fundo da embalagem, fazendo com que o calor penetre por todo o alimento.

As microondas não atravessam superfícies metálicas. Por isso:

– Retire a tampa de alumínio da embalagem para permitir a penetração das microondas no alimento. Cubra com papel manteiga ou com uma tampa especial para microondas. Isso impede o ressecamento da superfície do alimento, além de colaborar com a manutenção da higiene do forno, pois evita respingos.

Descongelamento

Por ser um excelente condutor de temperatura, o alumínio propicia um congelamento mais rápido do alimento. Essa rapidez é justamente o que garante a eficácia das embalagens de alumínio: tanto para congelar quanto para descongelar.

– Preservando textura, sabor, aparência e valores nutricionais do alimento, a embalagem de alumínio pode ir direto do freezer para o microondas. Embalagem descartável de alumínio e forno microondas: tudo o que você precisa para não perder tempo.

– Cobrir algumas partes da carne com tiras de papel alumínio também é uma boa dica para o descongelamento. O alumínio reflete as microondas, funcionando como um escudo no alimento. Isso impede que o cozimento se inicie antes do total descongelamento.

Cozimento

Nessa etapa do preparo do alimento as tiras de alumínio também podem ser usadas. No início, no meio ou no final do processo de cozimento, as tiras de alumínio evitam o cozimento desigual. – Nas aves é indicado cobrir ossos das coxas, asas e o centro do peito com tiras de alumínio.

– Nas carnes assadas, como rosbife e lombo de porco, as extremidades são mais sensíveis e, por isso, devem ser protegidas.

– Nos pescados, a cabeça e a cauda devem ser cobertas para evitar excesso de cozimento, pois isso compromete a maciez do alimento.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: