Tire suas dúvidas sobre a utilização do alumínio na cozinha: Parte 2

Como prometido, vamos dar continuidade a nossa série sobre a utilização do alumínio na cozinha. Só aqui no blog da Wyda você tira suas dúvidas.

Por que o alumínio oxida, e as vezes chega a furar, em contato com alguns alimentos? O alimento em contato com o alumínio oxidado traz algum dano à saúde? Ex. se uma lazanha coberta com papel alumínio em perfeitas condições for congelada por 60 dias e ao ser descongelada e aquecida no forno perceber-se que o papel alumínio está oxidado, apresentando cor escura e pequenos furos,ela poderá ser consumida?

Na realidade, a oxidação do alumínio se dá devido aos contato com a umidade do congelador. O tipo de alumínio mais sujeito à oxidação é o rolinho doméstico pois trata-se de uma folha com espessura muito fina e sem nenhuma proteção em sua superfície, ao contrário do material utilizado em pratos e bandejas descartáveis, que além de ter maior espessura tem a proteção de um lubrificante na superfície. O alumínio é um metal inerte e por isso o contato do alimento com alumínio oxidado não traz prejuizos à saúde.

O alumínio pode ir ao forno de microondas?
Como as paredes do forno são metálicas, o alumínio não deve esbarrar nelas com o microondas funcionado, para que não surja um arco voltaico, conhecido como “faiscamento”. Se o microondas tiver uma grelha para dourar, que também é metálica o mesmo cuidado se aplica, não devendo o alumínio tocá-la diretamente. Portanto, utilizando de forma correta, as embalagens de alumínio podem ser utlizadas no microondas, principalmente pela conveniência de irem diretamente do freezer para o forno, e, é no forno microondas que o alumínio mostra algumas de suas caracteristicas mais interessantes. (O ponto básico em relação às microondas é que elas não atravessam superfícies metálicas, sendo, ao contrário, refletidas, pois o alumínio é um excelente condutor de temperatura)
.


Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: