Dúvidas sobre a utilização de alumínio em embalagens

Muitas dúvidas ainda cercam os consumidores a respeito das embalagens de alumínio, principalmente quando se trata do acondicionamento de alimentos, por isso, resolvemos selecionar algumas e esclarecê-las.

As embalagens descartáveis de alumínio podem ser utilizadas com segurança no forno microondas?
Estudos elaborados por institutos de tecnologia e laboratórios independentes nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Suíça e também no Brasil consideram seguro seu uso, dentro dos padrões de segurança. Sua utilização já foi testada em cozinhas experimentais em todo o mundo e atestada como segura.

Como surgiram as dúvidas a respeito da segurança desse tipo uso?
Esse questionamento surgiu na década de 1970, quando os aparelhos ainda não ofereciam plena segurança contra o reflexo das microondas. Entretanto, em 1980, a Associação dos Fabricantes de Embalagens de Alumínio dos Estados Unidos divulgou dados de uma pesquisa que mostrou a segurança dos novos fornos, desde que fossem seguidas pequenas observações.

Pode-se reaquecer na embalagem descartável de alumínio sobras de alimentos que já foram parcialmente consumidos?
Para se obter um aquecimento uniforme, não é aconselhável usar a embalagem descartável de alumínio quando apenas parte de seu conteúdo está ocupado.

Refeições congeladas geralmente são fornecidas em embalagens descartáveis de alumínio, depois de descongeladas no microondas, elas podem voltar ao freezer?
Nenhum alimento deve ser recongelado, pois comprometeria sua qualidade, independente da embalagem utilizada.

O que se deve fazer para obter melhores resultados ao utilizar embalagens descartáveis de alumínio no forno de microondas?
Não permitir que o alumínio encoste nas paredes do aparelho, mantendo a distância mínima de 3 cm e retirar a tampa de alumínio das embalagens antes de levá-las ao forno. Também é recomendável que o alimento na embalagem ocupe uma altura de até 3,5 cm. É importante que ele ocupe todo o conteúdo da embalagem.

Qual a correta utilização do papel alumínio em contato com os alimentos?
O lado brilhante da folha, por ter uma rugosidade menor (mais liso), propicia menor aderência de alimentos e substâncias na sua superfície, além do que seu índice de refletividade ao calor é maior o que pode aumentar um pouco o tempo de cocção dos alimentos. Por isso, o ideal é utilizar-se o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. Mas, o fato de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação.

Caso tenha alguma dúvida que não foi respondida nesse post, mande-a para gente aqui pelo sistema de comentários e procuraremos respondê-la da maneira mais rápida possível.

(Fonte: Abal – Associação Brasileira do Alumínio)

Tags: ,

Uma resposta to “Dúvidas sobre a utilização de alumínio em embalagens”

  1. Dúvidas sobre como colaborar com a reciclagem de alumínio « Wyda Says:

    […] no post sobre a utilização das embalagens de alumínio, resolvemos agora buscar informações para esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação à […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: